baluartv.com.br | PIX Automático entra em vigor nesta segunda-feira: entenda

PIX Automático entra em vigor nesta segunda-feira: entenda

A partir desta segunda-feira (16), o PIX Automático passa a operar em todo o país e o esclarecimento de dúvidas é fundamental para todos que utilizam.

A nova modalidade do Banco Central visa automatizar pagamentos recorrentes de contas e serviços, facilitando a rotina de milhões de usuários. Neste guia em perguntas e respostas, você vai ver como ela funcionará e esclarecer as dúvidas mais comuns.

O que é PIX Automático?

O PIX Automático consiste em autorização permanente concedida pelo usuário para débitos recorrentes, sem necessidade de validação manual a cada vencimento. Ao autorizar uma única vez, o sistema passa a debitar automaticamente contas previstas.

Como será ativado na prática?

O cliente deverá autorizar o PIX Automático pelo app do banco ou diretamente com a empresa prestadora de serviço. Ele confere dados como valor, periodicidade e recebedor antes de confirmar. Também será possível usar QR Code ou Pix Copia & Cola para conceder a autorização.

Quais serviços poderão usar?

A modalidade poderá ser aplicada a contas de água, luz, telefone, mensalidades escolares, academias, assinaturas digitais, seguros e serviços por assinatura em geral. Praticamente qualquer débito recorrente poderá migrar para o PIX Automático.

Como cancelar ou limitar?

O usuário poderá cancelar a autorização a qualquer momento, e interromper futuros débitos. Também haverá opção para definir limite máximo por cobrança e intervalo entre débitos automáticos.

Haverá custos ou riscos?

Não haverá cobrança para quem usar o PIX Automático como pagador. Porém, bancos ou empresas recebedoras poderão ser tarifados por essa operação. Em caso de erro ou débito indevido, restauração do valor dependerá de mecanismo de devolução previsto no sistema.

Fonte (Referência das Informações): CNN Brasil

Veja também