baluartv.com.br | Marines dos EUA ensaiam possível operação militar no Caribe

Marines dos EUA ensaiam possível operação militar no Caribe

Os United States Marine Corps (Marines) estão conduzindo exercícios militares no Caribe que podem se antecipar a uma eventual operação real dos Caribe.

As manobras incluem guerra na selva, infiltração por rapel e treinos de tiro com fogo real, realizadas desde agosto pela United States Southern Command (SOUTHCOM) em conjunto com navios, aviões de combate e fuzileiros navais.

Início das mobilizações e objetivo

Desde agosto, a administração americana ampliou sua presença militar no Caribe enviando navios de guerra, caças F-35 e o porta-aviões USS Gerald R. Ford para a região. O objetivo oficial é combater o tráfico de drogas que cruza o mar do Caribe, segundo comunicado do SOUTHCOM.

Treinamentos intensificados na selva e infiltração

No campo de treinamento em Porto Rico, denominado Camp Santiago, os fuzileiros navais têm realizado exercícios de guerra na selva, infiltrações de rapel e tiro real. Essas atividades ocorrem entre os dias 8 e 29 de outubro, com tropas da 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros.

Operações conjuntas e alcance regional

Além dos treinos em Porto Rico, os EUA conduziram quatro operações militares conjuntas com países latino-americanos — incluindo Chile, Equador e Panamá — para ampliar a cooperação na região. A ação mais recente ocorreu entre 16 e 21 de novembro em Trinidad e Tobago.

Contexto e riscos de escalada

Embora o tom oficial seja o combate ao narcotráfico, analistas apontam que o envio de tantos meios militares à região — navios, porta-aviões e aviões — pode sinalizar uma possível intervenção maior. O risco de escalada aumenta na medida em que operações próximas da Venezuela são denunciadas por Caracas como ameaça à sua soberania.

Fonte (Referência): Metrópoles – Marines dos EUA ensaiam possível operação militar no Caribe

Veja também