Uma forte tempestade provocada pela passagem de um ciclone extratropical atingiu o estado do Paraná neste final de semana.
O incidente causou destruição em áreas urbanas e rurais, com telhados arrancados, árvores caídas e municípios em estado de emergência. A situação mais grave foi registrada em Rio Bonito do Iguaçu, onde foi decretado estado de calamidade, equipes de resgate mobilizadas e milhares de moradores diretamente afetados. Em meio à crise, o governo estadual aprovou um mecanismo de auxílio para as famílias atingidas.
Extensão dos danos provocados pelo fenômeno
O tornado que varreu parte do sudoeste paranaense deixou rastro de destruição com dezenas de residências danificadas ou destruídas, postes e torres derrubadas, além de mais de mil pessoas desalojadas. Só no município de Rio Bonito do Iguaçu estima-se que até 90 % das moradias foram atingidas, segundo autoridades locais.
Aprovação do auxílio financeiro às famílias
Em sessão extraordinária realizada no domingo (9/11), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou projeto de lei que permite o repasse direto de recursos às famílias que tiveram residências destruídas ou severamente danificadas. A lei foi sancionada ainda no mesmo dia pelo governador Ratinho Júnior.
Valor do repasse e critérios para recebimento
De acordo com o governo estadual, o auxílio poderá atingir o montante de até R$ 50 mil por família. O montante será viabilizado por meio de recursos do Fundo Estadual de Calamidade Pública e apoio da Assembleia Legislativa. Os critérios de elegibilidade ainda serão definidos via decreto executivo.
Próximos passos na reconstrução e apoio emergencial
Além do auxílio financeiro, o estado mobilizou engenheiros, equipes de limpeza urbana e infraestrutura para iniciar os trabalhos de reconstrução e restauração. A prioridade será a retirada de escombros, restauração da rede elétrica e habitação temporária para as famílias cujas casas foram consideradas irrecuperáveis.
Fonte (Referência das Informações): SBT News – https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/sbt-noticias-familias-afetadas-por-tornado-no-parana-terao-repasse-de-ate-r-50-mil

