Um acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23/9) no Mato Grosso do Sul deixou quatro mortos.
Entre as pessoas que faleceram está o arquiteto chinês Kongjian Yu, conhecido mundialmente pelo conceito das “cidades-esponja” e mais três pessoas, incluindo o piloto e proprietário da aeronave.
O acidente e a explosão
A aeronave, modelo Cessna, caiu na região da Fazenda Barra Mansa, próximo a Aquidauana (MS). Após o impacto, houve explosão, resultando na carbonização dos corpos. Equipes de resgate enfrentaram dificuldade de acesso à área, localizada em meio ao Pantanal.
Quem são as vítimas
Morreram no acidente o piloto e proprietário da aeronave Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto Kongjian Yu, o cineasta Luiz Ferraz e o documentarista Rubens Crispim Jr. Nenhum dos quatro resistiu aos efeitos do impacto e vieram a óbito no próprio local do acidente.
A trajetória de Kongjian Yu
Reconhecido internacionalmente, Kongjian Yu desenvolveu o conceito das cidades-esponja, que busca soluções naturais para retenção e infiltração de água em centros urbanos. Autor de mais de 20 livros e 300 artigos, recebeu prêmios de destaque, como o IFLA Sir Geoffrey Jellicoe Award e o Cooper Hewitt National Design Award.
Investigações em andamento
As causas do acidente estão sendo apuradas pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). Condições climáticas da região pantaneira também podem ter influenciado na queda. As autoridades seguem analisando o caso.
Fonte: Portal Metropoles

